O presente trabalho refere-se a um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a experiência e vivências da autora durante sua imersão nas ações e práticas na Escola Municipal Vila Ceará, localizada na Vila Ceará, zona rural do Município de Serra do Mel, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste trabalho considera-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um incentivo fundamental para contribuir na formação inicial de docentes da Educação do Campo. O estudo é de natureza qualitativa, as etapas metodológicas constituem-se de relatos a partir das fichas de frequências e diário de bordo da autora mesclados, esses relatos e reflexões teóricas fundamentadas em referenciais da teoria crítica. O subprojeto ainda está em andamento, é possível constatar que a experiência de estar na escola e vivenciar as atividades e práticas que ela desenvolve, a exemplo de estar junto aos professores(as), supervisora e coordenador de área do PIBID, planejar e desenvolver atividades e compreender a dimensão socioespacial e o cotidiano dos estudantes e o contexto da escola, vem sendo de grande importância pra minha formação enquanto educadora do campo em formação.