Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO PIBID.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104921
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2599
    "inscrito_id" => 8902
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a experiência e vivências da autora durante sua imersão nas ações e práticas na Escola Municipal Vila Ceará, localizada na Vila Ceará, zona rural do Município de Serra do Mel, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste trabalho considera-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um incentivo fundamental para contribuir na formação inicial de docentes da Educação do Campo. O estudo é de natureza qualitativa, as etapas metodológicas constituem-se de relatos a partir das fichas de frequências e diário de bordo da autora mesclados, esses relatos e reflexões teóricas fundamentadas em referenciais da teoria crítica. O subprojeto ainda está em andamento, é possível constatar que a experiência de estar na escola e vivenciar as atividades e práticas que ela desenvolve, a exemplo de estar junto aos professores(as), supervisora e coordenador de área do PIBID, planejar e desenvolver atividades e compreender a dimensão socioespacial e o cotidiano dos estudantes e o contexto da escola, vem sendo de grande importância pra minha formação enquanto educadora do campo em formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8902_TB2599_08102023220257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Oliveir"
    "autor_email" => "julianaoliveira341@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104921
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2599
    "inscrito_id" => 8902
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO PIBID."
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a experiência e vivências da autora durante sua imersão nas ações e práticas na Escola Municipal Vila Ceará, localizada na Vila Ceará, zona rural do Município de Serra do Mel, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste trabalho considera-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um incentivo fundamental para contribuir na formação inicial de docentes da Educação do Campo. O estudo é de natureza qualitativa, as etapas metodológicas constituem-se de relatos a partir das fichas de frequências e diário de bordo da autora mesclados, esses relatos e reflexões teóricas fundamentadas em referenciais da teoria crítica. O subprojeto ainda está em andamento, é possível constatar que a experiência de estar na escola e vivenciar as atividades e práticas que ela desenvolve, a exemplo de estar junto aos professores(as), supervisora e coordenador de área do PIBID, planejar e desenvolver atividades e compreender a dimensão socioespacial e o cotidiano dos estudantes e o contexto da escola, vem sendo de grande importância pra minha formação enquanto educadora do campo em formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8902_TB2599_08102023220257.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Oliveir"
    "autor_email" => "julianaoliveira341@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho refere-se a um relato de experiência que tem como objetivo apresentar a experiência e vivências da autora durante sua imersão nas ações e práticas na Escola Municipal Vila Ceará, localizada na Vila Ceará, zona rural do Município de Serra do Mel, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Neste trabalho considera-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um incentivo fundamental para contribuir na formação inicial de docentes da Educação do Campo. O estudo é de natureza qualitativa, as etapas metodológicas constituem-se de relatos a partir das fichas de frequências e diário de bordo da autora mesclados, esses relatos e reflexões teóricas fundamentadas em referenciais da teoria crítica. O subprojeto ainda está em andamento, é possível constatar que a experiência de estar na escola e vivenciar as atividades e práticas que ela desenvolve, a exemplo de estar junto aos professores(as), supervisora e coordenador de área do PIBID, planejar e desenvolver atividades e compreender a dimensão socioespacial e o cotidiano dos estudantes e o contexto da escola, vem sendo de grande importância pra minha formação enquanto educadora do campo em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.