O presente ensaio refere-se aos estudos realizados na disciplina eletiva do curso de Mestrado Profissional em Educação – Tópicos Especiais em Educação II: Epistemologia e Educação na Formação de Professores. O objetivo do texto é refletir e discutir a formação de professores como Epistemologia da Práxis, na perspectiva crítico-emancipadora, recorrendo a alguns teóricos como Paulo Freire e Edgar Morin. Epistemologia e Educação, Paulo Freire e Edgar Morin: sobre saberes e educação, um diálogo epistemológico e Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. A partir destas leituras, por um viés dialógico e reflexivo, contextualizando com as práticas e vivências do grupo de pesquisadores compreendemos que tanto a formação inicial quanto na formação continuada, ambas, devem ser baseadas em uma realidade pseudo concreta, dialógica e crítica. Concordando que a práxis docente deva ser efetivamente significativa, com base no respeito e valorização da realidade ao qual o profissional está inserido, além de discutir sobre o papel do professor como protagonista, sendo sujeito ativo, crítico e participativo. Após o estudo sustentamos a práxis docente pautada em uma educação emancipadora, onde os sujeitos envolvidos nesse processo reflitam coletivamente sobre as suas práticas e a partir desta reflexão, construam novas formas e novos caminhos para a efetivação de uma educação de qualidade, reflexiva e libertadora.