O presente trabalho, propõe o uso de atividades lúdicas e experimentais como uma metodologia capaz de promover uma aprendizagem mais significativa nas aulas de química. As atividades propostas foram realizadas em sala de aula e na quadra da escola com alunos do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Capitão Nestor Valgueiro Carvalho na cidade de Floresta– PE. O projeto contou com a participação de 25 estudantes, sendo desenvolvido como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES. O conteúdo proposto foi a termoquímica, com foco nas reações Endotérmicas e Exotérmicas, objetivando auxiliar na compreensão dos efeitos da absorção e da liberação da energia nas reações químicas, no desenvolvimento de habilidades comunicativas, essenciais para a formação integral, e na correlação da teoria com a prática que ocorre no seu cotidiano. O desenvolvimento do trabalho em âmbito escolar envolveu a aplicação de um questionário investigativo acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo a ser trabalhado; logo após aula discursiva sobre o tema, seguido da realização de gincana com atividades propostas relacionadas ao conteúdo, nos experimentos desenvolvidos pelos alunos percebeu-se que os mesmos demonstraram interesse em participar. As avaliações realizadas indicaram que o trabalho contribuiu significativamente na aprendizagem dos alunos e despertou o interesse pelas aulas de química.