Este trabalho é fruto de uma ação contemplativa do Programa Residência Pedagógica (PRP) junto à Escola de Ensino Fundamental Frei Fabiano Merz, escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Santarém-PA. A ação foi elaborada a partir dos preceitos do Subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará do PRP em parceria com a CAPES. A proposta do subprojeto articula o ensino com pressupostos da Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo da ação foi apresentar como o ensino da arte e da literatura podem permear no ensino de diversas matérias e focos, inclusive a sustentabilidade, matéria de cunho transversal e interdisciplinar no currículo da educação básica. No que se refere ao intuito do projeto, construir a consciência ambiental de crianças dos anos iniciais é um processo que se inicia com a sensibilização de um olhar crítico em relação à ação do homem com a natureza. A EpS surge como um processo educativo, cujos saberes ultrapassam os conteúdos técnicos e científicos e se pautam na formação do ser humano completo. Está engajada no desenvolvimento de valores éticos e de regras políticas, que compreendem as relações sociais e econômicas, que incidem sobre questões acerca da distribuição entre os benefícios e prejuízos da apropriação e do uso dos recursos naturais. O compromisso da EpS é formar sujeitos ativos e transformadores do meio em que vivem e fomentar a construção do conhecimento sustentável no ensino às crianças.