EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104625 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 8124 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma ação contemplativa do Programa Residência Pedagógica (PRP) junto à Escola de Ensino Fundamental Frei Fabiano Merz, escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Santarém-PA. A ação foi elaborada a partir dos preceitos do Subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará do PRP em parceria com a CAPES. A proposta do subprojeto articula o ensino com pressupostos da Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo da ação foi apresentar como o ensino da arte e da literatura podem permear no ensino de diversas matérias e focos, inclusive a sustentabilidade, matéria de cunho transversal e interdisciplinar no currículo da educação básica. No que se refere ao intuito do projeto, construir a consciência ambiental de crianças dos anos iniciais é um processo que se inicia com a sensibilização de um olhar crítico em relação à ação do homem com a natureza. A EpS surge como um processo educativo, cujos saberes ultrapassam os conteúdos técnicos e científicos e se pautam na formação do ser humano completo. Está engajada no desenvolvimento de valores éticos e de regras políticas, que compreendem as relações sociais e econômicas, que incidem sobre questões acerca da distribuição entre os benefícios e prejuízos da apropriação e do uso dos recursos naturais. O compromisso da EpS é formar sujeitos ativos e transformadores do meio em que vivem e fomentar a construção do conhecimento sustentável no ensino às crianças." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8124_TB2263_18112023195920.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => "2024-01-26 14:19:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielleufopa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104625 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 8124 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma ação contemplativa do Programa Residência Pedagógica (PRP) junto à Escola de Ensino Fundamental Frei Fabiano Merz, escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Santarém-PA. A ação foi elaborada a partir dos preceitos do Subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará do PRP em parceria com a CAPES. A proposta do subprojeto articula o ensino com pressupostos da Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo da ação foi apresentar como o ensino da arte e da literatura podem permear no ensino de diversas matérias e focos, inclusive a sustentabilidade, matéria de cunho transversal e interdisciplinar no currículo da educação básica. No que se refere ao intuito do projeto, construir a consciência ambiental de crianças dos anos iniciais é um processo que se inicia com a sensibilização de um olhar crítico em relação à ação do homem com a natureza. A EpS surge como um processo educativo, cujos saberes ultrapassam os conteúdos técnicos e científicos e se pautam na formação do ser humano completo. Está engajada no desenvolvimento de valores éticos e de regras políticas, que compreendem as relações sociais e econômicas, que incidem sobre questões acerca da distribuição entre os benefícios e prejuízos da apropriação e do uso dos recursos naturais. O compromisso da EpS é formar sujeitos ativos e transformadores do meio em que vivem e fomentar a construção do conhecimento sustentável no ensino às crianças." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8124_TB2263_18112023195920.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => "2024-01-26 14:19:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielleufopa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }