Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPLORANDO A SIMETRIA: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO NO MUSEU HOMERO MASSENA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104816
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2481
    "inscrito_id" => 5190
    "titulo" => "EXPLORANDO A SIMETRIA: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO NO MUSEU HOMERO MASSENA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de atividade de campo com um itinerário de observação desenvolvido no âmbito da disciplina de Ensino de Matemática III: Teoria e Prática. A proposta tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes, História, Geografia e Matemática. Seu objetivo é oferecer aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, o público-alvo dessa atividade, a oportunidade de se imergir na cultura local capixaba, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento interdisciplinar das habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A realização dessa atividade de campo no Museu Homero Massena revela um potencial pedagógico significativo no contexto acadêmico vivenciado pelas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5190_TB2481_07102023212215.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LIRIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA"
    "autor_email" => "rlirioliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104816
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2481
    "inscrito_id" => 5190
    "titulo" => "EXPLORANDO A SIMETRIA: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO NO MUSEU HOMERO MASSENA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de atividade de campo com um itinerário de observação desenvolvido no âmbito da disciplina de Ensino de Matemática III: Teoria e Prática. A proposta tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes, História, Geografia e Matemática. Seu objetivo é oferecer aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, o público-alvo dessa atividade, a oportunidade de se imergir na cultura local capixaba, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento interdisciplinar das habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A realização dessa atividade de campo no Museu Homero Massena revela um potencial pedagógico significativo no contexto acadêmico vivenciado pelas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5190_TB2481_07102023212215.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LIRIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA"
    "autor_email" => "rlirioliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de atividade de campo com um itinerário de observação desenvolvido no âmbito da disciplina de Ensino de Matemática III: Teoria e Prática. A proposta tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes, História, Geografia e Matemática. Seu objetivo é oferecer aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, o público-alvo dessa atividade, a oportunidade de se imergir na cultura local capixaba, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento interdisciplinar das habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A realização dessa atividade de campo no Museu Homero Massena revela um potencial pedagógico significativo no contexto acadêmico vivenciado pelas estudantes do curso de licenciatura em pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.