O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa do Governo Federal que visa aprimorar a formação de professores por meio de uma abordagem teórico-prática. Ele reformula o estágio supervisionado, proporcionando uma imersão intensiva de estudantes de licenciatura na realidade das escolas da Educação Básica. No subprojeto Química do Instituto Federal Goiano, em parceria com uma escola de Pires do Rio (GO), essa iniciativa permitiu que os licenciados aplicassem os conhecimentos teóricos de Química em sala de aula. O processo de regência de aulas foi minuciosamente planejado, combinando recursos visuais e explicações práticas para facilitar a compreensão do conteúdo pelos alunos. Embora tenham enfrentado desafios iniciais, como a dinâmica da sala de aula, os residentes conseguiram adaptar sua prática pedagógica às necessidades da turma. A última aula, focada na resolução de exercícios, demonstrou o sucesso dos alunos na assimilação do conteúdo, refletindo o aprendizado eficaz. A experiência também contribuiu para o desenvolvimento da identidade profissional docente, enfatizando a necessidade de flexibilidade e reflexão na prática pedagógica. Essa vivência enriqueceu a formação dos futuros professores e fortaleceu a integração entre teoria e prática na educação.