Este texto tem como objetivo relatar e refletir sobre as experiências vividas por uma acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília/SP, no âmbito do no âmbito do Programa da Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, ocorridas no ano de 2023. Para tanto, além de apoiar-se em referencial teórico referente a formação de professores (Medeiros, 2010; Pimenta, 1996), recorre-se as narrativas da residente registradas em diário de aula sobre o desenvolvimento metodológico de Sequência Didática. Apresenta, portanto, de forma descritiva e reflexiva, as atividades desenvolvidas e os sentimentos ocasionados por meio da prática desenvolvida na aplicação da Sequência Didática, interdisciplinar entre os componentes curriculares de História, Geografia e Arte com o tema integrador “A Região Sul do Brasil”. Pela vivência no âmbito do PRP relativa ao desenvolvimento da Sequência Didática em sala de aula, conclui-se que a experiência foi altamente positiva tanto para os alunos da escola campo parceira quanto para o alcance dos nortes educativos do PRP, notadamente no que se refere à significativa contribuição para a formação inicial docente articulando efetivamente os saberes da teoria e os saberes/fazeres da prática, de forma contextualizada e colaborativa com a escola básica, viabilizada pelo acompanhamento e auxilio ativo do preceptor, concorrendo assim sobremaneira tanto para a qualificação da formação de professores na educação básica de nosso Brasil quanto para o alcance da tão almejada educação de qualidade.