RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM COARI-AM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104982 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 9831 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM COARI-AM" "resumo" => "Jogos didáticos são uma ferramenta valiosa na educação, eles combinam diversão e aprendizado de maneira eficaz. Ao incorporar elementos lúdicos, desafios e competições, os jogos têm o potencial de tornar o processo de aprendizado mais atraente e motivador, especialmente para estudantes de todas as idades. O presente trabalho trata do relato de experiência da aplicação de um jogo didático em duas turmas do 3° ano no município de Coari-AM, por meio do Programa de Residência Pedagógica. Sendo assim o objetivo é relatar a experiência da aplicação de um jogo didático sobre as espécies ameaçadas de extinção da Amazônia. O jogo didático contém 34 cartas, cada carta é uma espécie ameaçada de extinção, com curiosidades e as seguintes características: grau de ameaça; causas de extinção; unidades de conservação. Cada um destes fatores é indicado por uma pontuação, representando o nível de poder da carta no jogo didático. Quanto menor for a ameaça de extinção da espécie, mais poder a carta tem no jogo, logo a maior carta vence e ganha aquele jogador que fica com o maior número de cartas nas mãos. A aplicação demonstrou a eficácia e impacto positivo da abordagem educacional por meio de um jogo didático para promover o entendimento e a conscientização dos estudantes sobre espécies ameaçadas de extinção na região da Amazônia. Portanto, a implementação do jogo didático foi bem-sucedida em alcançar seus objetivos educacionais, contribuindo para a sensibilização dos alunos em relação às espécies ameaçadas da Amazônia e sua importância na preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9831_TB2668_20112023143910.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA COELHO AMANCIO" "autor_nome_curto" => "Karolina Amanci" "autor_email" => "karolinalouist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104982 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 9831 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM COARI-AM" "resumo" => "Jogos didáticos são uma ferramenta valiosa na educação, eles combinam diversão e aprendizado de maneira eficaz. Ao incorporar elementos lúdicos, desafios e competições, os jogos têm o potencial de tornar o processo de aprendizado mais atraente e motivador, especialmente para estudantes de todas as idades. O presente trabalho trata do relato de experiência da aplicação de um jogo didático em duas turmas do 3° ano no município de Coari-AM, por meio do Programa de Residência Pedagógica. Sendo assim o objetivo é relatar a experiência da aplicação de um jogo didático sobre as espécies ameaçadas de extinção da Amazônia. O jogo didático contém 34 cartas, cada carta é uma espécie ameaçada de extinção, com curiosidades e as seguintes características: grau de ameaça; causas de extinção; unidades de conservação. Cada um destes fatores é indicado por uma pontuação, representando o nível de poder da carta no jogo didático. Quanto menor for a ameaça de extinção da espécie, mais poder a carta tem no jogo, logo a maior carta vence e ganha aquele jogador que fica com o maior número de cartas nas mãos. A aplicação demonstrou a eficácia e impacto positivo da abordagem educacional por meio de um jogo didático para promover o entendimento e a conscientização dos estudantes sobre espécies ameaçadas de extinção na região da Amazônia. Portanto, a implementação do jogo didático foi bem-sucedida em alcançar seus objetivos educacionais, contribuindo para a sensibilização dos alunos em relação às espécies ameaçadas da Amazônia e sua importância na preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9831_TB2668_20112023143910.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINA COELHO AMANCIO" "autor_nome_curto" => "Karolina Amanci" "autor_email" => "karolinalouist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }