ROSA, Felipe Da et al.. O uso de tecnologias no ensino de estatística. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104760>. Acesso em: 22/11/2024 03:02
O presente artigo discorre sobre um experimento didático de educação financeira desenvolvido pelos residentes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Frederico Westphalen, mais especificamente sobre a aprendizagem de estatística, a importância de se utilizar tecnologias e o que elas proporcionam aos alunos. Muitas pessoas se perguntam “Como as tecnologias podem contribuir com a aprendizagem de estatística?”, embora a estatística esteja presente em muitas coisas à nossa volta, muitas vezes não nos damos conta disso e é importante que consigamos vê-la, lê-la e interpretá-la para que tenhamos autonomia nas tomadas de decisões. O mundo tecnológico possui muitas ferramentas para nos ajudar em nosso dia-a-dia e é isso que pretende-se mostrar, como, o porquê e quais as vantagens de utilizá-las. A atividade é um experimento didático apresentado por Aquino (s/a),que está em execução e ainda não foi concluído. Os estudos basearam-se em alguns teóricos, como Campos, Wodewotzki e Jacobini (2013) e Silva (2019) no âmbito estatístico, Borba e Penteado(2012), Aguiar (2008) e Ramos (2012)no que se refere na inserção e o uso das tecnologias e da informática na educação e Estevam e Kalinke (2013) sobre a temática abordada no presente trabalho. Este artigo contribui para a formação docente, sobre o ensino de estatística aliado com a educação financeira e com o uso de tecnologias.