REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103155 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 1374 "titulo" => "REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID" "resumo" => "No cotidiano escolar, surgem diversos substantivos a que são atribuídos valores e importância específica, e, dessa forma, forma-se uma espécie de dicionário pedagógico. Neste sentido, emerge a obra “P de professor” (2018) de Jorge Larrosa e Karen Rechía, que foi analisada em dois encontros semanais entre os graduandos, supervisores e orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS. Os verbetes foram o ponto de partida para a reflexão deste resumo, caracterizado como relato de experiência das bolsistas pibidianas do Subprojeto Pedagogia. O estudo teve como base os verbetes “Aluno”, “Aula”, “Aprendizagem”, “Educação”, “Experiência” e “Exposição”. Com o objetivo de expor uma crítica às concepções normalizadoras do ensino e esboçar alternativas para a escola contemporânea, a educação é repensada como um lugar possível da experiência. Neste processo, podemos concluir que, nestes encontros, os bolsistas puderam ressignificar as palavras do cotidiano escolar. Precisa-se incentivar o “aluno” a tornar-se um estudante; encarar a “aula” como um espaço (lugar do ofício) e um tempo (unidade relativa ao curso); repensar o verbete “aprendizagem”, que possui uma carga incômoda enraizada nos discursos docentes; ver a “educação” como a relação estabelecida entre gerações na renovação e transmissão de conhecimentos; a “exposição” diária entre professor e alunos, que fazem da sala de aula um lugar público; e que a “experiência” é única, devendo ser pensada a partir do estar-no-mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1374_TB559_30082023201139.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA WINK" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "laura.wink@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103155 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 1374 "titulo" => "REFLEXÕES TEÓRICAS A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID" "resumo" => "No cotidiano escolar, surgem diversos substantivos a que são atribuídos valores e importância específica, e, dessa forma, forma-se uma espécie de dicionário pedagógico. Neste sentido, emerge a obra “P de professor” (2018) de Jorge Larrosa e Karen Rechía, que foi analisada em dois encontros semanais entre os graduandos, supervisores e orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS. Os verbetes foram o ponto de partida para a reflexão deste resumo, caracterizado como relato de experiência das bolsistas pibidianas do Subprojeto Pedagogia. O estudo teve como base os verbetes “Aluno”, “Aula”, “Aprendizagem”, “Educação”, “Experiência” e “Exposição”. Com o objetivo de expor uma crítica às concepções normalizadoras do ensino e esboçar alternativas para a escola contemporânea, a educação é repensada como um lugar possível da experiência. Neste processo, podemos concluir que, nestes encontros, os bolsistas puderam ressignificar as palavras do cotidiano escolar. Precisa-se incentivar o “aluno” a tornar-se um estudante; encarar a “aula” como um espaço (lugar do ofício) e um tempo (unidade relativa ao curso); repensar o verbete “aprendizagem”, que possui uma carga incômoda enraizada nos discursos docentes; ver a “educação” como a relação estabelecida entre gerações na renovação e transmissão de conhecimentos; a “exposição” diária entre professor e alunos, que fazem da sala de aula um lugar público; e que a “experiência” é única, devendo ser pensada a partir do estar-no-mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1374_TB559_30082023201139.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA WINK" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "laura.wink@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }