Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO, FAMÍLIA, COMPORTAMENTO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Famílias e parentalidades
"2015-06-03 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10476
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 608
    "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO  DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Este trabalho fundamenta-se na psicologia sócio histórica, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas sobre a participação da família no desenvolvimento escolar da criança, destacando, sobretudo, a relevância da relação entre as construções socioculturais percebidas no âmbito escolar e as trocas sociais com a família. Analisamos neste artigo de que forma a família atual contribui para o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar a partir de seu comportamento em sala de aula e nas relações com os professores e com os colegas. Sabe-se que o processo educativo não começa na escola, mas dentro dos lares, desde as primeiras horas de vida, local mais que propício para se começar a trabalhar o crescimento psíquico, moral, emocional e intelectual da criança, em cujos valores éticos podem fundamentar-se. A discussão sobre a importância da educação na constituição de uma sociedade mais organizada, cujo respeito à diversidade, à obtenção e ao cumprimento dos valores morais e éticos, é o ponto de partida para a transformação de uma sociedade com mais criticidade e participação. A atual sociedade, através de suas multifacetadas transformações, tem modificado o comportamento das crianças e dos jovens, fazendo com que novas necessidades surjam no âmbito sócio educativo. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas escolares que dialogam com os referenciais teóricos aqui expostos, entretanto, a importância do diálogo entre escola e família a partir do comportamento dos estudantes no âmbito escolar, encontra-se em controvérsia com as ações familiares apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Famílias e parentalidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO, FAMÍLIA, COMPORTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA5_ID608_04052015224414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAULIO MACIEL SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRAULIO"
    "autor_email" => "braulio_maciel@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10476
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 608
    "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO  DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA"
    "resumo" => "Este trabalho fundamenta-se na psicologia sócio histórica, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas sobre a participação da família no desenvolvimento escolar da criança, destacando, sobretudo, a relevância da relação entre as construções socioculturais percebidas no âmbito escolar e as trocas sociais com a família. Analisamos neste artigo de que forma a família atual contribui para o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar a partir de seu comportamento em sala de aula e nas relações com os professores e com os colegas. Sabe-se que o processo educativo não começa na escola, mas dentro dos lares, desde as primeiras horas de vida, local mais que propício para se começar a trabalhar o crescimento psíquico, moral, emocional e intelectual da criança, em cujos valores éticos podem fundamentar-se. A discussão sobre a importância da educação na constituição de uma sociedade mais organizada, cujo respeito à diversidade, à obtenção e ao cumprimento dos valores morais e éticos, é o ponto de partida para a transformação de uma sociedade com mais criticidade e participação. A atual sociedade, através de suas multifacetadas transformações, tem modificado o comportamento das crianças e dos jovens, fazendo com que novas necessidades surjam no âmbito sócio educativo. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas escolares que dialogam com os referenciais teóricos aqui expostos, entretanto, a importância do diálogo entre escola e família a partir do comportamento dos estudantes no âmbito escolar, encontra-se em controvérsia com as ações familiares apresentadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Famílias e parentalidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO, FAMÍLIA, COMPORTAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA5_ID608_04052015224414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAULIO MACIEL SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRAULIO"
    "autor_email" => "braulio_maciel@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na psicologia sócio histórica, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas sobre a participação da família no desenvolvimento escolar da criança, destacando, sobretudo, a relevância da relação entre as construções socioculturais percebidas no âmbito escolar e as trocas sociais com a família. Analisamos neste artigo de que forma a família atual contribui para o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar a partir de seu comportamento em sala de aula e nas relações com os professores e com os colegas. Sabe-se que o processo educativo não começa na escola, mas dentro dos lares, desde as primeiras horas de vida, local mais que propício para se começar a trabalhar o crescimento psíquico, moral, emocional e intelectual da criança, em cujos valores éticos podem fundamentar-se. A discussão sobre a importância da educação na constituição de uma sociedade mais organizada, cujo respeito à diversidade, à obtenção e ao cumprimento dos valores morais e éticos, é o ponto de partida para a transformação de uma sociedade com mais criticidade e participação. A atual sociedade, através de suas multifacetadas transformações, tem modificado o comportamento das crianças e dos jovens, fazendo com que novas necessidades surjam no âmbito sócio educativo. A pesquisa detectou algumas concepções e práticas escolares que dialogam com os referenciais teóricos aqui expostos, entretanto, a importância do diálogo entre escola e família a partir do comportamento dos estudantes no âmbito escolar, encontra-se em controvérsia com as ações familiares apresentadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.