Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiências das atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da área de História (Pibid-História), da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH-UFG). As atividades do Pibid-História buscaram a melhoria da formação do licenciando em História, por meio de sua inserção no seu futuro contexto de atuação profissional enquanto agente de produção de conhecimento e transformador da realidade no cotidiano da escola, a partir de sua práxis enquanto mobilização teórico-prática transformadora. Compreender-se, ainda, que no Pibid-História a articulação entre teoria e prática nos processos formativos dos licenciandos participantes do Programa é um dos fundamentos centrais de seu desenvolvimento. Essa articulação de teoria e prática na práxis docente, no fazer pedagógico cotidiano da escola enquanto mobilização teórico-prática de conhecimentos e experiências em um contexto de atuação profissional (escola), está fortemente presente nas concepções didático-pedagógicas, nos fundamentos teóricos do conhecimento históricos e na didática da História, portanto, nos referenciais e experiências a serem produzidos ao longo do desenvolvimento dessa proposta. A melhoria da formação docente propiciada pelo Pibid-História decorre da inserção crítica do licenciando no contexto da escola pública, a compreensão desta como local de produção de conhecimento e, portanto, de seus personagens como sujeitos de conhecimento, bem como pelo acompanhamento das atividades da escola e produção de materiais e recursos didáticos para as aulas de História.