Esta pesquisa emprega-se à um estudo bibliográfico que objetivou analisar a cientificidade de artigos que abordam em sua temática o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), partindo de um estudo descritivo, ao qualificar e quantificar os que tratam em específico o PIBID na formação de professores a partir de uma análise comparativa. Temos como cientificidade, o que é estabelecido pela ciência, impulsionando novas descobertas, a partir de pesquisas que fomentam, artigos, livros, dissertações, entre outros trabalhos científicos. Diante disso, surge a necessidade deste estudo, partindo-se da hipótese: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, se faz importante na formação de professores? O Programa pode ser observado em diversas dimensões, destacando-se a base teórico-metodológica sólida e a ênfase na pesquisa e na reflexão sobre a prática pedagógica. Como resultados, foi possível perceber a importância do PIBID no que diz respeito a criação de novas oportunidades de aprendizagem na formação inicial, tanto na formação acadêmica, quanto para o crescimento pessoal, no que tange a uma postura profissional, trazendo olhares diversificados sobre a Educação Física e a importância da intercalação entre a teoria e a prática em sala de aula.