Este artigo visa apresentar um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Portuguesa, da UERN, Campus de Pau dos Ferros, com foco no trabalho com o texto literário, especificamente, nas atividades Passaporte Literário e Cafés Literomusicais. Tais atividades foram realizadas em turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual em Tempo Integral Doutor José Fernandes de Melo, durante o período de 11 de junho a 13 de junho de 2023. Para a execução deste estudo foi realizada, portanto, uma pesquisa do tipo descritiva e qualitativa e o corpus é constituído pelo diário de campo das experiências vivenciadas nas atividades acima mencionadas. O Passaporte Literário, atividade prevista no cronograma do subprojeto, é uma atividade lúdica que trouxe o engajamento e envolvimento dos alunos na leitura de textos literários, dando ênfase a obra de “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto e que teve como culminância, o Café literomusical em cada turma. Esta pesquisa tem embasamento de vários autores como Antunes (2009), Candido (2011) e Cosson (2009). Assim, a partir desse estudo, pode-se perceber o quanto o PIBID é necessário e importante para a formação de futuros professores, dado que permite ao indivíduo ter uma relação entre a universidade e a escola a qual acompanha.