Este relato de experiência tem como temática o Programa de Residência Pedagógica (PRP) – oriundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) –, cuja finalidade é a de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores(as) da Educação Básica nos Cursos de Licenciatura. Nosso objetivo foi analisar sobre os impactos das nossas vivências, como bolsistas residentes do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no decorrer do I e do II Módulos do referido Programa, no processo de iniciação à docência, essencialmente no que diz respeito 1) aos estudos teóricos que temos realizado, semanalmente, junto à professora preceptora e à professora orientadora; 2) aos eventos dos quais estamos participando, no decorrer do Programa, organizados pelo Ifal ou por outras instituições; 3) às observações e regências de aulas; 4) e à produção de material didático-pedagógico, sob a orientação da preceptora e da orientadora. As experiências relativas às atividades desenvolvidas estão expostas descritiva e reflexivamente, neste recorte temporal, considerando, sobretudo, as reflexões realizadas, a partir das nossas observações, percepções, experimentações, como residentes, a respeito do processo que ocorre na escola-campo, que, no nosso caso, é o próprio Ifal. Além dos temas já elencados, o presente trabalho também traz uma reflexão sobre a relevância do Programa Residência Pedagógica, pelo seu valor formativo, no âmbito acadêmico e no profissional, em nossas vidas, especialmente pela imersão no ambiente escolar que ele promove.