A poesia é frequentemente considerada uma expressão artística intrínseca ao ser humano. A partir dela, existe a possibilidade de transmitir os sentimentos mais latentes que possuímos. O corpus desta pesquisa foi constituído a partir da realização de uma atividade de produção poética escrita em duas turmas do 6º ano na Escola Estadual de Tempo Integral Poeta Renato Caldas, em Assu\RN, por intermédio de duas alunas bolsistas, supervisionadas por uma professora da disciplina de Língua Portuguesa, durante o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Através de métodos qualitativos, com observações que contemplaram todo o processo da oficina de poemas, este trabalho analisou os textos produzidos pelos alunos abrangendo-os como ferramenta na transmissão de sentimentos e no desenvolvimento da escrita. Este artigo utilizou de fundamentação teórica Bakhtin (2011), Marcuschi (2005) e Dolz e Schneuwly (2004), que aprovam uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em gêneros textuais, atribuindo à linguagem uma significação na construção do conhecimento e Dolz e Schneuwly (2004) com relação à sequência didática, além de Freire (1989), Antunes (2003) e Candido (2011), contribuindo para o entendimento de como e porque essa elaboração contribuiu para a amplificação de ricas habilidades, considerando a sensibilidade linguística exigida. Esta análise obteve resultados satisfatórios, cheios de criatividade, ludicidade, sentimentalismo e positiva participação dos alunos com recursos pedagógicos simples, permitindo-nos a conclusão que essas atividades, que provocam o interesse, podem contribuir para o aperfeiçoamento no ensino de Língua Portuguesa e no crescimento da apreciação pela linguagem e pela expressão artística dos educandos.