A pesquisa relata a utilização de uma abordagem gamificada com ênfase na temática cosmetologia, realizada por professores e professoras de química em formação, bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas se desenvolveram no período de Componente Curricular Eletivo (CCE), intitulado “Sociedade, saúde e meio ambiente”, em uma escola da rede estadual de ensino em Santa Catarina e em uma turma de ensino médio. A partir do uso de referências de role-playing games (RPGs), os estudantes teriam como objetivo principal descobrir como um sabonete é formulado e preparado. O objetivo geral da investigação se concentrou em analisar e compreender como a temática “Cosmetologia”, atrelada a uma metodologia gamificada, como instrumento lúdico, poderia ser utilizada como ferramenta motivacional para o aprendizado de Química. Revelou-se que, nesta atividade em específico, a gamificação contribuiu para provocar e desenvolver a motivação dos estudantes em estudar e compreender o tema proposto