Este trabalho explora a utilização do Software educacional Geogebra como facilitador no cálculo de áreas de figuras planas irregulares. Reconhecendo as dificuldades que muitos enfrentam ao lidar com estas figuras não convencionais, a pesquisa propõe uma abordagem inovadora por meio do uso dessa tecnologia educacional. Realizado em parceria com uma Escola de Referência em Ensino Médio em Nazaré da Mata/PE, em colaboração com a Universidade de Pernambuco, o estudo é conduzido por bolsistas do programa Residência Pedagógica da CAPES. O objetivo principal é explorar como o GeoGebra pode ser eficazmente aplicado para calcular áreas aproximadas de figuras irregulares, enriquecendo o ensino com uma abordagem visual, interativa e intuitiva. A pesquisa segue uma metodologia qualitativa, realizando atividades no laboratório de informática, após apresentação do conteúdo com enfoque na cubagem da terra, permitindo aos alunos compreender historicamente e usualmente o assunto e explorar as funcionalidades do GeoGebra para calcular áreas, seguindo a BNCC e alguns estudos acerca do tema. A análise dos resultados revela que, mesmo enfrentando limitações tecnológicas, a ferramenta GeoGebra é bem recebida pelos alunos. Concluindo, este estudo destaca o potencial significativo do GeoGebra no ensino da matemática, promovendo uma abordagem dinâmica e empolgante para o cálculo de áreas de figuras planas irregulares e capacitando os alunos a utilizar a tecnologia como uma ferramenta para resolver problemas. Isso reforça a relevância da tecnologia como aliada no ensino, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado mais rica e envolvente.