PERONIO, Thacyla Eloiza Da Veiga et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103316>. Acesso em: 22/12/2024 20:19
O presente trabalho relata uma experiência dos residentes Thácyla Peronio e Sândi Caitano, em uma escola de educação básica em Cerro Largo - RS, durante o desenvolvimento das atividades práticas do Programa de Residência Pedagógica. Para atingir esse objetivo, apresenta-se a metodologia de letramento literário proposto por Rildo Cosson, a qual incorpora quatro etapas durante o processo: motivação, apresentação, leitura e interpretação. No plano, utilizamos o conto "A Escola", de Olinda Beja, com o intuito de mostrar aos estudantes que a educação não se restringe a um conjunto de habilidades técnicas. Ela é um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento pessoal que se aplica a todas as posições sociais e níveis de escolaridade. O texto também aborda os resultados alcançados durante a prática, descrevendo o desenvolvimento das habilidades de produção textual dos alunos. Destacamos a contribuição da metodologia aplicada na melhoria do desempenho dos alunos, que se tornam mais ativos no próprio processo de aprendizagem. Reiteramos a importância que o programa da Capes tem para a formação profissional docente, fornecendo oportunidades para fortalecer a preparação prática, aplicação de conhecimentos teóricos na Educação Básica e experiência junto às redes públicas de ensino. O programa desempenha um papel significativo no desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos participantes.