É inegável a importância da imersão do licenciando na educação básica como prática formativa, nesse sentido, o programa de Residência Pedagógica proporciona o envolvimento do residente em práticas de regência e intervenções pedagógicas que vem a preencher lacunas na formação do estudante de licenciatura. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de professores em formação, nas aulas de biologia no ensino médio em uma escola pública na cidade de Manaus/AM, no ensino de célula animal e vegetal. Para isso se utilizou da construção de modelos didáticos, a saber, a construção de modelos de célula animal e vegetal como alternativa para o aprendizado da morfologia/anatomia da célula com suas organelas e respectivas funções. Com a construção do modelo, os alunos se mostraram mais ativos e participativos, como também empenhados em aprender o nome e função das organelas, caracterizando um maior envolvimento quando comparado com aulas expositivas da temática. Dessa forma, a construção de modelos didáticos é visto como algo positivo e aconselhável para o ensino de citologia, podendo contribuir na aprendizagem dos conceitos.