Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)-PESQUISADORES(AS)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103582
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1075
    "inscrito_id" => 4998
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)-PESQUISADORES(AS)"
    "resumo" => "Objetivamos com esta pesquisa reconhecer e refletir sobre o processo de transformação do núcleo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática de uma instituição de ensino superior paulista em um espaço de formação de professores(as)-pesquisadores(as) da própria prática. Para alcançar o objetivo traçado, buscamos nas memórias e nos documentos produzidos pelos(as) licenciandos(as), pelas supervisoras e por nós coordenadores os indícios que nos fazem reconhecer o grupo como esse espaço de formação. Ao longo das discussões e ações coletivas propiciadas pelo PIBID, buscamos formar professores(as) leitores e escritores que entendessem que suas práticas são importantes e precisam ser comunicadas. Os resultados obtidos demonstram que projetos como o PIBID podem se tornar espaços férteis para a formação de futuros professores-pesquisadores na medida em que se pode pensar na necessidade de desenvolvimento da escrita dos futuros(as) professores(as) como processo, na importância dos registros ao longo do desenvolvimento das práticas, na emergência de reflexões sistematizadas sobre as práticas, bem como na importância da divulgação dos resultados para os pares em que os(as) licenciandos(as) percebam a importância dos trabalhos que desenvolvem nas escolas em que atuam."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4998_TB1075_31082023200605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURA ARAUJO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAURA"
    "autor_email" => "maura.dias@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103582
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1075
    "inscrito_id" => 4998
    "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)-PESQUISADORES(AS)"
    "resumo" => "Objetivamos com esta pesquisa reconhecer e refletir sobre o processo de transformação do núcleo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática de uma instituição de ensino superior paulista em um espaço de formação de professores(as)-pesquisadores(as) da própria prática. Para alcançar o objetivo traçado, buscamos nas memórias e nos documentos produzidos pelos(as) licenciandos(as), pelas supervisoras e por nós coordenadores os indícios que nos fazem reconhecer o grupo como esse espaço de formação. Ao longo das discussões e ações coletivas propiciadas pelo PIBID, buscamos formar professores(as) leitores e escritores que entendessem que suas práticas são importantes e precisam ser comunicadas. Os resultados obtidos demonstram que projetos como o PIBID podem se tornar espaços férteis para a formação de futuros professores-pesquisadores na medida em que se pode pensar na necessidade de desenvolvimento da escrita dos futuros(as) professores(as) como processo, na importância dos registros ao longo do desenvolvimento das práticas, na emergência de reflexões sistematizadas sobre as práticas, bem como na importância da divulgação dos resultados para os pares em que os(as) licenciandos(as) percebam a importância dos trabalhos que desenvolvem nas escolas em que atuam."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID4998_TB1075_31082023200605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURA ARAUJO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAURA"
    "autor_email" => "maura.dias@ifsp.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Objetivamos com esta pesquisa reconhecer e refletir sobre o processo de transformação do núcleo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática de uma instituição de ensino superior paulista em um espaço de formação de professores(as)-pesquisadores(as) da própria prática. Para alcançar o objetivo traçado, buscamos nas memórias e nos documentos produzidos pelos(as) licenciandos(as), pelas supervisoras e por nós coordenadores os indícios que nos fazem reconhecer o grupo como esse espaço de formação. Ao longo das discussões e ações coletivas propiciadas pelo PIBID, buscamos formar professores(as) leitores e escritores que entendessem que suas práticas são importantes e precisam ser comunicadas. Os resultados obtidos demonstram que projetos como o PIBID podem se tornar espaços férteis para a formação de futuros professores-pesquisadores na medida em que se pode pensar na necessidade de desenvolvimento da escrita dos futuros(as) professores(as) como processo, na importância dos registros ao longo do desenvolvimento das práticas, na emergência de reflexões sistematizadas sobre as práticas, bem como na importância da divulgação dos resultados para os pares em que os(as) licenciandos(as) percebam a importância dos trabalhos que desenvolvem nas escolas em que atuam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.