Objetivamos com esta pesquisa reconhecer e refletir sobre o processo de transformação do núcleo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática de uma instituição de ensino superior paulista em um espaço de formação de professores(as)-pesquisadores(as) da própria prática. Para alcançar o objetivo traçado, buscamos nas memórias e nos documentos produzidos pelos(as) licenciandos(as), pelas supervisoras e por nós coordenadores os indícios que nos fazem reconhecer o grupo como esse espaço de formação. Ao longo das discussões e ações coletivas propiciadas pelo PIBID, buscamos formar professores(as) leitores e escritores que entendessem que suas práticas são importantes e precisam ser comunicadas. Os resultados obtidos demonstram que projetos como o PIBID podem se tornar espaços férteis para a formação de futuros professores-pesquisadores na medida em que se pode pensar na necessidade de desenvolvimento da escrita dos futuros(as) professores(as) como processo, na importância dos registros ao longo do desenvolvimento das práticas, na emergência de reflexões sistematizadas sobre as práticas, bem como na importância da divulgação dos resultados para os pares em que os(as) licenciandos(as) percebam a importância dos trabalhos que desenvolvem nas escolas em que atuam.