O PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato com as práticas pedagógicas e a realidade escolar permite aos licenciandos o florescer de competências e habilidades docentes as quais contribuem no seu processo de formação inicial. O objetivo do estudo é relatar as experiências e contribuições do PIBID vivenciadas por licenciandos em Ciências Biológicas que atuaram em uma escola de nível fundamental no município de Chapadinha, Maranhão, no primeiro semestre de 2023. Houve contribuições e experiências proporcionadas pelo PIBID, que agregaram na formação inicial dos pibidianos. A participação em eventos escolares, organização e aplicação de atividades incorporadas ao projeto Clube de Ciências, geraram respostas positivas para o aprendizado dos licenciandos, bem como dos alunos que participaram das atividades propostas. A presença em eventos escolares permitiu compreenderem a dinâmica do espaço escolar. O Clube de Ciências favoreceu o contato dos docentes em formação com os alunos, bem como auxiliou que o letramento científico fosse desenvolvido com a aplicabilidade das atividades, as quais representaram o que é ciência, importância e como realizar atividades científicas em um Clube de Ciências, as quais, por escolha dos clubistas foi a, botânica. Portanto, percebe-se que o Pibid cumpriu com os objetivos que eram garantir experiências docentes precoces, além de contribuir na formação inicial de professores, em que, mesmo em diferentes eixos temáticos dos subprojetos, é possível verificar os benefícios trazidos pelo Pibid nos cursos de licenciatura, em especial, Ciências Biológicas