Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CHAPADINHA, MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103623 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 4060 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CHAPADINHA, MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACONTRIBUIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CHAPADINHA, MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊN" "resumo" => "O PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato com as práticas pedagógicas e a realidade escolar permite aos licenciandos o florescer de competências e habilidades docentes as quais contribuem no seu processo de formação inicial. O objetivo do estudo é relatar as experiências e contribuições do PIBID vivenciadas por licenciandos em Ciências Biológicas que atuaram em uma escola de nível fundamental no município de Chapadinha, Maranhão, no primeiro semestre de 2023. Houve contribuições e experiências proporcionadas pelo PIBID, que agregaram na formação inicial dos pibidianos. A participação em eventos escolares, organização e aplicação de atividades incorporadas ao projeto Clube de Ciências, geraram respostas positivas para o aprendizado dos licenciandos, bem como dos alunos que participaram das atividades propostas. A presença em eventos escolares permitiu compreenderem a dinâmica do espaço escolar. O Clube de Ciências favoreceu o contato dos docentes em formação com os alunos, bem como auxiliou que o letramento científico fosse desenvolvido com a aplicabilidade das atividades, as quais representaram o que é ciência, importância e como realizar atividades científicas em um Clube de Ciências, as quais, por escolha dos clubistas foi a, botânica. Portanto, percebe-se que o Pibid cumpriu com os objetivos que eram garantir experiências docentes precoces, além de contribuir na formação inicial de professores, em que, mesmo em diferentes eixos temáticos dos subprojetos, é possível verificar os benefícios trazidos pelo Pibid nos cursos de licenciatura, em especial, Ciências BiológicasO PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato c" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4060_TB1125_20112023172128.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS VINICIUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103623 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 4060 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CHAPADINHA, MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACONTRIBUIÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL EM CHAPADINHA, MARANHÃO: UM RELATO DE EXPERIÊN" "resumo" => "O PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato com as práticas pedagógicas e a realidade escolar permite aos licenciandos o florescer de competências e habilidades docentes as quais contribuem no seu processo de formação inicial. O objetivo do estudo é relatar as experiências e contribuições do PIBID vivenciadas por licenciandos em Ciências Biológicas que atuaram em uma escola de nível fundamental no município de Chapadinha, Maranhão, no primeiro semestre de 2023. Houve contribuições e experiências proporcionadas pelo PIBID, que agregaram na formação inicial dos pibidianos. A participação em eventos escolares, organização e aplicação de atividades incorporadas ao projeto Clube de Ciências, geraram respostas positivas para o aprendizado dos licenciandos, bem como dos alunos que participaram das atividades propostas. A presença em eventos escolares permitiu compreenderem a dinâmica do espaço escolar. O Clube de Ciências favoreceu o contato dos docentes em formação com os alunos, bem como auxiliou que o letramento científico fosse desenvolvido com a aplicabilidade das atividades, as quais representaram o que é ciência, importância e como realizar atividades científicas em um Clube de Ciências, as quais, por escolha dos clubistas foi a, botânica. Portanto, percebe-se que o Pibid cumpriu com os objetivos que eram garantir experiências docentes precoces, além de contribuir na formação inicial de professores, em que, mesmo em diferentes eixos temáticos dos subprojetos, é possível verificar os benefícios trazidos pelo Pibid nos cursos de licenciatura, em especial, Ciências BiológicasO PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato c" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4060_TB1125_20112023172128.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS VINICIUS" "autor_email" => "marcus.teixeira@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O PIBID surge para fomentar no desenvolvimento da formação inicial de professores, inserindo os docentes em formação no espaço escolar na graduação. O contato com as práticas pedagógicas e a realidade escolar permite aos licenciandos o florescer de competências e habilidades docentes as quais contribuem no seu processo de formação inicial. O objetivo do estudo é relatar as experiências e contribuições do PIBID vivenciadas por licenciandos em Ciências Biológicas que atuaram em uma escola de nível fundamental no município de Chapadinha, Maranhão, no primeiro semestre de 2023. Houve contribuições e experiências proporcionadas pelo PIBID, que agregaram na formação inicial dos pibidianos. A participação em eventos escolares, organização e aplicação de atividades incorporadas ao projeto Clube de Ciências, geraram respostas positivas para o aprendizado dos licenciandos, bem como dos alunos que participaram das atividades propostas. A presença em eventos escolares permitiu compreenderem a dinâmica do espaço escolar. O Clube de Ciências favoreceu o contato dos docentes em formação com os alunos, bem como auxiliou que o letramento científico fosse desenvolvido com a aplicabilidade das atividades, as quais representaram o que é ciência, importância e como realizar atividades científicas em um Clube de Ciências, as quais, por escolha dos clubistas foi a, botânica. Portanto, percebe-se que o Pibid cumpriu com os objetivos que eram garantir experiências docentes precoces, além de contribuir na formação inicial de professores, em que, mesmo em diferentes eixos temáticos dos subprojetos, é possível verificar os benefícios trazidos pelo Pibid nos cursos de licenciatura, em especial, Ciências Biológicas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.