Este trabalho apresenta como tema a cultura no currículo, tomando como foco deste relato de experiências, alguns dos nossos momentos formativos com professores Surui Aikewara. Um povo indígena que habita a Terra Indígena-TI Suruí Sororó, no estado do Pará. Pautado em referenciais como Oliveira (2012) e Pacheco (2005), tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades da elaboração de orientações pedagógicas para a escola indígena, que respeite as peculiaridades do povo, considerando a Og´ete como lugar de memória e de educação Aikewara, que possibilita o diálogo entre a Educação Formal e as práticas “tradicionais” de ensino/aprendizagem Surui Aikewara. As atividades de formação na Og’ete foram realizadas com os professores que estão atuando em sala de aula desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), que trabalham com os componentes do currículo escolar e, principalmente, com as professoras das disciplinas de Língua Materna Aikewara e Cultura Aikewara. Foram quatro encontros em que surgiram alguns materiais didáticos, como Cartilha de Alfabetização e Letramento na Língua Materna Aikewara e também no português, e uma Cartilha de Matemática com os conhecimentos Aikewara e alguns quebra-cabeças, jogos da memória sobre os animais, banner das vogais e alfabeto Aikewara e dominó das vogais e alfabeto na língua materna Aikewara.