A dança é uma das práticas corporais menos presentes nas aulas de Educação física por diversos fatores. A falta de domínio do conteúdo, seguido da recorrência ao ministrá-lo associado somente a datas comemorativas ao longo do ano (DE SOUSA, HUNGER, CARAMASCHI, 2010) são reflexos da falta de comprometimento de profissionais da área que muitas vezes colocam nas mãos dos próprios alunos a responsabilidade de criar e recriar movimentos a partir vivencias trazidas fora dos muros da escola. Este relato tem como objetivo relatar práticas pedagógicas de bolsistas desenvolvidas no Programa RP na Subárea Educação Física contemplados pelo edital CAPES Nº 24/2022. As experiências tratadas neste relato, ocorrem na Escola João Paulo II, localizada na cidade de São Luís – Ma, durante o conteúdo Dança, em específico as danças de salão ocorrida no mês de setembro, durante o 3° período, do ano letivo de 2023, ocorridas nas aulas de Educação Física em turmas do ensino médio. O desenvolvimento do conteúdo Dança na escola João Paulo II mostrou-se desafiadora, haja vista que são reflexos de um conjunto de fatores que se evidenciam no desenvolvimento do conteúdo, cabendo ressaltar a estrutura da escola para as aulas a dança, os de tabus implantados pela sociedade, refletindo diretamente nas salas de aula quando alunos reproduzem preconceitos. Por fim, cabe a nós enquanto bolsistas, levar a experiência do ensino da dança durante o PRP como aprendizado para futuras ações durante a jornada profissional, a fim de democratizar e desmistificar o conteúdo dança nas escolas.