Este artigo apresenta a importância do planejamento para o melhor resultado na prática docente. Através da oficina “Artes Visuais e Música”,aplicada em diferentes turmas de 9º anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Espírito Santo, na cidade de Ponta Grossa (Paraná). Esta ação é resultado da participação de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A oficina foi baseada no Movimento Abstrato e no artista Wassily Kandinsky. Foram utilizados materiais desenvolvidos pelos acadêmicos para auxilia-los no desenvolvimento da oficina. Os autores Paulo Freire (1987), Jaime Cordeiro (2019), Ana Mae Barbosa (2007) e Isabel Maria Sabino de Farias (2011), contribuíram para as discussões realizadas a partir da comparação dos resultados expressos nas atividades dos alunos. Ao analisarmos os diferentes trabalhos, levando em consideração a flexibilidade e necessidade de adaptação da oficina ministrada para cada turma, concluímos, como já esperado, a necessidade de uma articulação planejada e intencional, que além de expositiva envolva e transponha o aluno para seu contexto, tornando assim, a Arte Educação mais significativa.