O presente trabalho aborda os desafios docentes na prática de ensino da geografia na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos, EJA, com foco no letramento geográfico. O estudo está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta, localizada no bairro Nova Santa Marta, bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, RS. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, onde estão sendo observadas aulas de professores residentes. Os resultados obtidos até o presente momento, vão refletir sobre a importância do letramento geográfico no desenvolvimento das habilidades críticas e reflexivas nos estudantes, estabelecendo conexões entre conceitos geográficos e suas vivências cotidianas. O uso de momentos lúdicos e de exercícios didáticos pelas práticas pedagógicas foi eficaz para tornar o ensino mais dinâmico e motivador. A formação inicial de professores através do Programa Residência Pedagógica em Geografia mostrou-se relevante para enfrentar os desafios educacionais. É necessário repensar a abordagem do ensino de geografia e valorizar a bagagem cultural dos estudantes junto a formação inicial do professor.