Muito se fala sobre a necessidade de aperfeiçoamento na formação de professores em decorrência da constante transformação social e suas multiplicidades. Em ênfase aos cursos de licenciatura, programas de formação inicial como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) possuem como foco promover a formação inicial de professores de maneira mais integrada com a prática educacional nas escolas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da fase de observação de um residente do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, no primeiro ano do ensino médio integrado, a partir de anotações feitas pelo autor residente em relatórios. Essas anotações foram elaboradas em uma tabela contendo as datas e descrições pessoais das observações, anotando a hora, turma observada e o que foi visto em cada observação. De modo geral, a fase de observação, realizada no ensino médio, atuou como um forte instrumento de análise e reflexão crítica acerca da práxis pedagógica a ser maturada e exercida futuramente. Fatores como planejamento, conduta e linguagem do preceptor, docente formado em Ciências Biológicas, para com seus alunos, foram minuciosamente observadas. Diante disso, O PRP, em sua fase de observação, se apresentou como uma ferramenta eficaz no que tange à experiência do licenciando dentro de uma instituição de ensino, proporcionando, assim, maior interação com a dinâmica da sala de aula e com os demais aspectos educacionais.