Este artigo tem como objetivo estudar e analisar como está situada a Educação Física (EF) nos principais documentos orientadores e compará-los com a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM), buscando estabelecer relações e conexões com as tendências pedagógicas voltadas à promoção da saúde na EF escolar. A proposta metodológica deste trabalho configurou-se em uma revisão de literatura por meio da busca de diversas pesquisas científicas de autores que defendem a EF Escolar como uma ferramenta de promoção da saúde no EM e de autores que relacionem os documentos orientadores com a EF escolar. Como descritores foram utilizados os seguintes termos: Educação Física, Ensino Médio, Promoção de Saúde, Base Nacional Comum Curricular e Saúde Mental. Observou-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltado ao EM traz poucas proposições efetivas e estruturais para a EF quando comparada com a do Ensino Fundamental. Por fim, é possível afirmar que as habilidades e competências expostas ao longo da BNCC abordam o tema saúde de forma simplista, sem mencionar qualquer conteúdo específico, estrutura ou metodologia de trabalho a ser utilizada, tornando o documento pouco eficaz em termos de orientação pedagógica.