A pesquisa possui um escopo abrangente que visa analisar as abordagens educativas relacionadas à alfabetização e ao letramento, promovidas pelo PIBID Pedagogia IM/UFRRJ nos projetos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Monteiro Lobato em Nova Iguaçu/RJ. O objetivo geral é analisar uma atividade de Role-playing game (RPG) com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, fundamentado em fontes bibliográficas relevantes, com foco nos conceitos de Alfabetização e Letramento no contexto do ensino fundamental. O RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis dos protagonistas de uma história e a desenvolvem de forma coletiva. O progresso do jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado. Por meio deste subprojeto, tem sido concretizada a ênfase na produção de textos para a leitura e escrita, possibilitando que a função social da escrita seja assimilada de maneira respeitosa. Isso garante a continuidade das experiências e vivências iniciadas na Educação Infantil, como os elementos linguísticos, escritos e matemáticos durante os primeiros anos do Ensino Fundamental