O presente trabalho integra parte de uma pesquisa em andamento, que é perpassada pela temática formação de professores, com ênfase em egressos de um curso de pós-graduação stricto sensu, motivada a partir da constatação do crescimento no número de professores que buscam o ingresso em programas de pós-graduação. A questão que norteou a escrita do texto foi: Como podemos aproximar os escritos de Pierre Bourdieu acerca do campo acadêmico à constituição da pós-graduação stricto sensu no Brasil? Para responder ao questionamento, elencou-se como objetivo apresentar um levantamento da organização da pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio dos Planos Nacionais da pós-graduação, relacionando a formação de professores e o campo acadêmico às teorizações bourdieusianas. A metodologia do trabalho se refere a uma abordagem qualitativa, que adotou a pesquisa documental como estratégia complementar para traçar o histórico da pós-graduação stricto sensu no Brasil atrelada às discussões teóricas de Pierre Bourdieu para análise deste. As considerações apontam que em um contexto de maior democratização a pós-graduação foi permeada por ideais e políticas neoliberais, que veem a produção de conhecimento enquanto mercadoria, ampliando as relações público-privado. As teorizações bourdieusianas se tornam possíveis acerca do campo acadêmico e formação de professores no Brasil, a partir do conceito de campo, capital e habitus, emergindo uma crítica ao neoliberalismo enquanto sistema de dominação e poder.