A criação de maquetes e uso delas vem ganhando força no contexto do ensino da geografia, cada vez mais elas são inseridas no espaço escolar e usadas como ferramentas para a aprendizagem. Entendendo isso, a presente pesquisa tem por objetivo verificar a adesão e aplicação de maquetes por meio dos estagiários integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes, o qual o programa acontece no período de 2022 – 2024 em três escolas públicas. Além disso, entender se o uso da maquete contribui para o processo de ensino aprendizado. O referencial teórico da pesquisa segue três pontos; no primeiro ponto os autores são utilizados como base teórica, no segundo suas obras são elencadas para justificar o motivo do trabalho e no terceiro ponto são usados como base para explicação e discussão dos resultados. A metodologia segue um viés bibliográfico e uma natureza quali-quantitativa. Os materiais utilizados foram celulares para captura de imagens e entrevistas para coleta de informações. A partir da presente pesquisa foi possível perceber que existe um grande desejo e interesse para trabalhar as maquetes pelos estagiários, contudo é visto uma série de dificuldades seja em tempo ou em recursos escolares que atrapalham na produção e estudo desse instrumento. Dessa forma, esse presente artigo vai discutir e entender melhor esses motivos.