A aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras requer um ambiente que promova a confiança dos aprendizes para a livre comunicação. Neste relato, descrevemos uma experiência bem sucedida no subprojeto do PIBID com alunos do ensino médio de uma escola estadual do Ceará, em Fortaleza, e que teve por objetivo utilizar a oficina de teatro como ambiente para fortalecer a confiança dos alunos no uso do inglês como língua estrangeira. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na abordagem comunicativa, priorizando a interação e a comunicação autêntica e os aspectos emocionais e afetivos (BROWN,2015; KRASHEN,2003). O teatro foi escolhido como estratégia principal, pois oferece oportunidades para os alunos se expressarem de forma criativa e significativa. Através de improvisações, dramatizações e diálogos teatrais, os alunos foram encorajados a usar o inglês de maneira natural e envolvente. Os principais resultados obtidos, de acordo com o questionário aplicado ao final da ação, revelaram uma notável melhoria na confiança dos alunos em se expressar em inglês. A vivência teatral proporcionou um ambiente seguro para experimentar a língua, reduzindo o medo de cometer erros e incentivando a comunicação fluida. Além disso, houve um aumento na motivação e no engajamento dos alunos, refletindo-se positivamente em sua proficiência linguística. A experiência relatada reforça a necessidade de métodos inovadores que proporcionem contextos autênticos para a prática da língua, promovendo um aprendizado mais eficaz e prazeroso.