O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma sequência didática interdisciplinar elaborada a partir da perspectiva da Abordagem Temática por alguns participantes do núcleo interdisciplinar de Física e Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidade federal. A sequência didática é constituída por 12 aulas de 50 minutos, é centrada no tema “problema do trânsito no entorno do João XXIII” e será desenvolvida em uma turma do 1 Ano do Ensino Médio. Seu principal objetivo é identificar as causas da intensificação do trânsito no entorno da escola e propor uma solução para esse problema através da construção de um “semáforo inteligente”. Essa sequência didática abrange desde a observação inicial dos problemas até a criação de soluções tangíveis, proporcionando uma jornada educacional rica em aprendizado interdisciplinar e prático. Nas aulas teóricas, os alunos serão expostos a uma explicação detalhada dos conceitos fundamentais e sua relação direta com o funcionamento do semáforo, mostrando como esses conhecimentos são aplicados em seu dia a dia. O uso da placa Arduino proporcionará uma experiência prática durante o desafio de construção da maquete do semáforo inteligente. Através da utilização dessa placa, espera-se promover um ensino mais dinâmico e significativo, além de conscientizar a população escolar sobre a importância do trânsito seguro e responsável.