O presente relato, em formato de resumo expandido, procura descrever as atividades desenvolvidas pelos graduandos de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no PIBID, por meio do "Projeto Leitura", em uma escola estadual localizada no Bairro Coração Eucarístico em Belo Horizonte. O projeto realizado com a turma do 1° ano do ensino médio é baseado nos conceitos de Paulo Freire, que entende que o conhecimento e a formação do sujeito estão interligados. Durante o desenvolvimento do Projeto Leitura, uma das atividades mencionadas no relato foi a dinâmica do barbante, onde os alunos foram estimulados a compartilhar uma situação de discriminação vivida, essa atividade promoveu uma troca de experiências. Outra atividade desenvolvida no projeto foi a dinâmica do medo ancestral, que promoveu reflexões sobre a presença desse sentimento na sociedade atual. Os resultados mostram a participação ativa dos alunos, e a importância da prática aliada ao embasamento teórico, ressaltando a necessidade de promover uma formação docente que valorize a troca de saberes e o diálogo entre professores e alunos. Além disso, evidenciou o papel fundamental do programa PIBID na formação profissional docente, ao proporcionar aos graduandos a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar e desenvolver atividades significativas em sala de aula.