A partir da premissa de que as metodologias ativas desempenham um papel fundamental na Educação Básica, proporcionando aos estudantes uma nova experiência que busca contribuir com a aprendizagem dos conteúdos pela turma, ao mesmo tempo em que contribui com atividades diferenciadas que estimulam o conhecimento. Este artigo tem como objetivo o relato de parte da experiência no âmbito da prática docente, no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), destacando as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos no ensino médio do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, em Ponta Grossa-PR. Durante o período de maio a agosto de 2023, foram abordados temas relacionados às teorias da evolução em Biologia e à propagação vegetativa no itinerário de Biotecnologia, utilizando metodologias ativas que promovem a imersão dos alunos nas aulas. Durante o período de observação nas aulas, identificou-se a falta de participação dos estudantes, dificuldades no processo de aprendizagem e um excesso de aulas expositivas sem interação, levando à questão principal: "Como as metodologias ativas podem contribuir para o engajamento dos estudantes em sala de aula?". Para responder a essa questão e obter resultados significativos, foram adotadas metodologias ativas na disciplina de Biologia e Biotecnologia, evidenciando que essas atividades promovem maior interesse dos estudantes e proporcionam uma experiência de aprendizado prazerosa.