Este artigo apresenta a experiência de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação acadêmica e profissional dos estudantes envolvidos. O PIBID, criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo incentivar a iniciação à docência por meio da concessão de bolsas a estudantes de licenciatura, fortalecendo a relação entre teoria e prática. A autora relata sua experiência como bolsista de iniciação à docência no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Piauí. Durante sua participação no programa, teve a oportunidade de desenvolver e aplicar atividades pedagógicas, como a produção de mapas mentais, jogos educacionais, visualização da geometria molecular e monitorias. Essas atividades permitiram adquirir experiência prática e aprimorar sua formação acadêmica. O artigo destaca que o PIBID vai além da mera observação, pois os participantes têm a chance de planejar, desenvolver e avaliar atividades pedagógicas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. A reflexão constante sobre a prática docente, incentivada pelo PIBID, ajuda a identificar pontos de melhoria e aprimorar habilidades como futuro educador. A autora conclui que a vivência no PIBID é fundamental para a formação docente, pois proporciona aprendizado, experiência e motivação para seguir a carreira no magistério. O programa se destaca como uma política importante de incentivo à formação inicial de professores, promovendo a relação entre teoria e prática, assim contribuindo para a construção de uma educação de qualidade.