RELATO DE VIVÊNCIA NO PIBID: EXPERIÊNCIA ENREQUECEDORA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PARNAÍBA-PI
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104171 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1761 "inscrito_id" => 7617 "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO PIBID: EXPERIÊNCIA ENREQUECEDORA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação acadêmica e profissional dos estudantes envolvidos. O PIBID, criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo incentivar a iniciação à docência por meio da concessão de bolsas a estudantes de licenciatura, fortalecendo a relação entre teoria e prática. A autora relata sua experiência como bolsista de iniciação à docência no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Piauí. Durante sua participação no programa, teve a oportunidade de desenvolver e aplicar atividades pedagógicas, como a produção de mapas mentais, jogos educacionais, visualização da geometria molecular e monitorias. Essas atividades permitiram adquirir experiência prática e aprimorar sua formação acadêmica. O artigo destaca que o PIBID vai além da mera observação, pois os participantes têm a chance de planejar, desenvolver e avaliar atividades pedagógicas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. A reflexão constante sobre a prática docente, incentivada pelo PIBID, ajuda a identificar pontos de melhoria e aprimorar habilidades como futuro educador. A autora conclui que a vivência no PIBID é fundamental para a formação docente, pois proporciona aprendizado, experiência e motivação para seguir a carreira no magistério. O programa se destaca como uma política importante de incentivo à formação inicial de professores, promovendo a relação entre teoria e prática, assim contribuindo para a construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7617_TB1761_20112023224801.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELYNA DE PAULA SALDANHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Melyna de Paula" "autor_email" => "melyna2002.hr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104171 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1761 "inscrito_id" => 7617 "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA NO PIBID: EXPERIÊNCIA ENREQUECEDORA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação acadêmica e profissional dos estudantes envolvidos. O PIBID, criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo incentivar a iniciação à docência por meio da concessão de bolsas a estudantes de licenciatura, fortalecendo a relação entre teoria e prática. A autora relata sua experiência como bolsista de iniciação à docência no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Piauí. Durante sua participação no programa, teve a oportunidade de desenvolver e aplicar atividades pedagógicas, como a produção de mapas mentais, jogos educacionais, visualização da geometria molecular e monitorias. Essas atividades permitiram adquirir experiência prática e aprimorar sua formação acadêmica. O artigo destaca que o PIBID vai além da mera observação, pois os participantes têm a chance de planejar, desenvolver e avaliar atividades pedagógicas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. A reflexão constante sobre a prática docente, incentivada pelo PIBID, ajuda a identificar pontos de melhoria e aprimorar habilidades como futuro educador. A autora conclui que a vivência no PIBID é fundamental para a formação docente, pois proporciona aprendizado, experiência e motivação para seguir a carreira no magistério. O programa se destaca como uma política importante de incentivo à formação inicial de professores, promovendo a relação entre teoria e prática, assim contribuindo para a construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7617_TB1761_20112023224801.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELYNA DE PAULA SALDANHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Melyna de Paula" "autor_email" => "melyna2002.hr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }