Em ambientes educacionais desfavorecidos, é importante introduzir abordagens pedagógicas inovadoras para promover o envolvimento dos alunos e promover a aprendizagem autêntica (FERNANDES; ALLAIN; DIAS, 2022). Como residente de uma escola suburbana, enfrentei desafios socioeconómicos, incluindo infra-estruturas precárias e recursos limitados para o ensino de ciências e biologia. Para superar isso, desenvolvemos uma sequência de aprendizagem em três etapas com foco na “organização celular” para alunos do primeiro ano do ensino médio. Esta abordagem combina exercícios como brainstorming, estudos de caso, exploração de recursos de aprendizagem e atividades e habilidades práticas para aprimorar as habilidades de pensamento crítico. Em particular, os alunos são incentivados a assumir o papel de professor e a participar ativamente nas estratégias de ensino propostas. Este estudo destaca a necessidade de diversificar metodologias, abordagens e estratégias ativas no ensino de ciências. Uma variedade de recursos, como modelos, músicas, livros didáticos, esquemas e microscópios, têm se mostrado eficazes no envolvimento dos alunos, na promoção da compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Uma abordagem multidimensional garante maior envolvimento dos alunos, reflexão crítica e compreensão mais profunda, enfatizando a importância de abordagens pedagógicas diversas em ambientes educacionais desafiadores.