É importante afirmar que a participação do PIBID na formação inicial nos cursos de licenciaturas oportuniza aprender a ensinar, mediante vivências concretas da e na profissão professor, bem como a oportunidade de pensar projetos e situações de ensino sob a supervisão de professores no espaço da sala de aula, com propósito de contribuir para o avanço na qualidade de ensino e aprendizagem no decorrer do percurso da graduação de Licenciatura em Pedagogia. O presente texto objetiva apresentar reflexões acerca da vivência formativa trilhada no PIBID para iniciação à docência, pontuando atividades pedagógicas e situações de ensino como experiências em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) pública na cidade de Teresina(PI). O presente trabalho apresenta relato de vivência no contexto da sala de aula mediatizados pelo Pibid. Para tanto, será fundamentado teoricamente, ou seja, este texto apresenta uma pesquisa bibliográfica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona que alunos de licenciatura tenham oportunidade de vivenciar como funciona a rotina nas escolas públicas em prol de aproximar mais cedo o processo da experiência à docência. Observou-se na sala de aula que acompanhamos que a metodologia de ensino está direcionada para a aprendizagem dos alunos baseada em projetos planejados e executados como foco na construção de habilidades de leituras e escritas. Nesse sentido, estamos confirmando por meio do PIBID que para a atuação docente requer ser um profissional consciente, responsável e mediador de conhecimentos com foco na humanização do ser humano numa concepção transformadora.