O número de alunos que acessam a educação básica é crescente, esses números geram estatísticas bastante otimistas sobre evolução quantitativa de alunos na escola. Contudo, grande parte dos ingressantes na rede básica de ensino apresenta predominantemente o perfil de aluno, preterindo a condição de estudante. Identificar esses dois personagens assume caráter relevante quando se pretende não somente buscar esses números, mas também investigar os fatores que formadores alunos e aqueles que definem a condição de estudante. A pesquisa objetivou conhecer a comunidade de alunos e estudantes de três escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Chapadinha – MA. Para realizar esta pesquisa foi utilizado um questionário fechado composto por 10 questões. Os questionários foram aplicados a 530 entrevistados das três escolas de Chapadinha. O número de estudantes foi maior que o número de alunos nas escolas avaliadas. Os entrevistados caracterizados como estudantes não correspondem ao número real de estudantes propriamente ditos. A análise multivariada que confrontou alunos e estudantes com as demais variáveis (perguntas) mostrou que a amostra de estudantes, obtidas nesse estudo é formada, na maioria por uma comunidade alunos caracterizada como estudantes. Há uma combinação de fatores que definem a identidade de alunos e estudantes, como o ambiente escolar, as políticas educativas, assim como os fatores culturais, sociais, familiares e econômicos. A maximização do elenco de estudantes nas escolas estudadas pode ser alcançada com a intervenção da família e a atuação efetiva, pontual e contínua da equipe pedagógica da escola.