Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS EX-BOLSISTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102709
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS EX-BOLSISTAS"
    "resumo" => "Este estudo analisou a percepção dos ex-bolsistas do PIBID em relação à formação de professores de Matemática. Embasado em uma abordagem qualitativa, o trabalho explora as perspectivas dos participantes sobre as estratégias pedagógicas, a influência do PIBID em sua formação e sugestões de aprimoramento do programa. Os resultados destacam que a maioria dos ex-bolsistas considera o PIBID uma experiência essencial para sua formação como professores, ressaltando o papel significativo das vivências práticas na preparação para a docência. Além disso, os participantes identificam potenciais aprimoramentos, demonstrando um compromisso compartilhado com a busca pela excelência na formação de professores de Matemática. Essa dualidade de perspectivas reflete a complexidade da educação e a necessidade de adaptação constante. As sugestões dos ex-bolsistas fornecem direcionamento valioso para melhorias futuras no programa. Esses insights são essenciais para orientar as práticas de formação docente e garantir que os futuros professores estejam preparados para os desafios em evolução da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID768_TB68_14112023132947.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO NORDMAN COSTA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.nordman@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102709
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 768
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O PIBID: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DOS EX-BOLSISTAS"
    "resumo" => "Este estudo analisou a percepção dos ex-bolsistas do PIBID em relação à formação de professores de Matemática. Embasado em uma abordagem qualitativa, o trabalho explora as perspectivas dos participantes sobre as estratégias pedagógicas, a influência do PIBID em sua formação e sugestões de aprimoramento do programa. Os resultados destacam que a maioria dos ex-bolsistas considera o PIBID uma experiência essencial para sua formação como professores, ressaltando o papel significativo das vivências práticas na preparação para a docência. Além disso, os participantes identificam potenciais aprimoramentos, demonstrando um compromisso compartilhado com a busca pela excelência na formação de professores de Matemática. Essa dualidade de perspectivas reflete a complexidade da educação e a necessidade de adaptação constante. As sugestões dos ex-bolsistas fornecem direcionamento valioso para melhorias futuras no programa. Esses insights são essenciais para orientar as práticas de formação docente e garantir que os futuros professores estejam preparados para os desafios em evolução da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID768_TB68_14112023132947.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO NORDMAN COSTA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.nordman@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo analisou a percepção dos ex-bolsistas do PIBID em relação à formação de professores de Matemática. Embasado em uma abordagem qualitativa, o trabalho explora as perspectivas dos participantes sobre as estratégias pedagógicas, a influência do PIBID em sua formação e sugestões de aprimoramento do programa. Os resultados destacam que a maioria dos ex-bolsistas considera o PIBID uma experiência essencial para sua formação como professores, ressaltando o papel significativo das vivências práticas na preparação para a docência. Além disso, os participantes identificam potenciais aprimoramentos, demonstrando um compromisso compartilhado com a busca pela excelência na formação de professores de Matemática. Essa dualidade de perspectivas reflete a complexidade da educação e a necessidade de adaptação constante. As sugestões dos ex-bolsistas fornecem direcionamento valioso para melhorias futuras no programa. Esses insights são essenciais para orientar as práticas de formação docente e garantir que os futuros professores estejam preparados para os desafios em evolução da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.