A pesquisa que apresentamos é produto de práticas de ensino e reflexões desenvolvidas a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS. Na escola foco de ação, localizada na região central da cidade, eu tive a chance de me preparar e praticar a regência no Ensino Fundamental. Em contato com o professor preceptor, combinei um trabalho com os nonos anos a respeito da Segunda Guerra Mundial – tratando de imperialismo, nacionalismo, pós-guerra/entreguerras, violência e conflitos atuais. Realizada em 2023, a sequência didática teve Barca (2004), Freire (1996), Benjamin (1987) e Hartman (2020) como principais referenciais teórico-metodológicos em prol de uma intervenção que dialogasse com os conhecimentos tácitos e a leitura de mundo dos educandos, bem como fabulasse criticamente a imaginação diante da violência do tema ao considerar as vidas precárias que sofreram o horror do conflito. Por meio de problematizações sobre as imagens cotidianas da guerra e do recurso à história local, foi possível forjar uma comunidade engajada de aprendizagem (hooks, 2013) que contou histórias da guerra em defesa da paz.