O gênero Poema Visual é um tipo de poesia em que o texto e os recursos imagéticos são dispostos para se tornarem a principal característica dessa expressão poética, o que a torna uma forma de arte que combina palavras e imagens que transmitem significado e emoção. Diferentemente da poesia tradicional, os poemas visuais exploram a disposição espacial das palavras, cores, formas e imagens que criam um impacto visual único. Dessa forma, o objetivo é fazer compreender o conceito de poema visual e suas diferenças em relação a outros gêneros literários, além de identificar e descrever os elementos visuais presentes nesse tipo de poema. Como pressupostos teóricos nos fundamentamos em Cosson (2006) sobre o letramento literário, Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013) sobre a leitura literária na escola e, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) sobre o procedimento de Sequência Didática. Como metodologia, esse trabalho se enquadra em uma pesquisa aplicada e de abordagem qualitativa, visto que os dados serão lidos e interpretados a partir de materiais impressos. (Gil, 2002). Nesse sentido, uma abordagem que exponha detalhadamente o conceito de poema visual e ilustrações exemplares. Os alunos serão incentivados a analisar, identificar, interpretar e debater as características particulares a esses poemas. Será solicitado que reconheçam os tipos de imagens empregadas e as variantes linguísticas que o compõem. Conclui-se, portanto, que a abordagem dos poemas visuais encorajou os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e a fazer conexões interdisciplinares entre a arte e a linguagem.