Como devem ser pensados e organizados os espaços na Educação Infantil? De que forma estes ambientes repercutem na jornada e possibilitam ou constrangem a autonomia dos bebês e crianças de uma EMEI? Essas foram algumas das inquietações e discussões realizadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) e levaram alunos (as) residentes, professoras preceptoras e docente orientadora a pensarem em uma ressignificação do espaço da sala referência, para que esse ambiente fosse reestruturado com as crianças. Para isso, foi necessário ouvir as crianças e, desse modo, planejar o espaço com a participação delas. Neste artigo será relatado o que foi realizado até o momento a partir da proposta levantada pelos integrantes do PRP e quais são os próximos passos desta organização pedagógica. Carla Rinaldi (2017), Madalena Freire (1996) e Maria da Graça Souza Horn (2017) fazem discussões acerca da organização do espaço na Educação Infantil e defendem a construção de propostas que tenham a criança como centralidade. Os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação Infantil (DNCEIs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância dessa organização e fundamentam nossa ação. O desenvolvimento desta proposta é um passo importante no longo processo de transformação do conjunto das práticas educativas que integra o espaço e materialidades na composição do ambiente e relações na EMEI. Um processo rumo à construção de uma pedagogia da infância junto com as crianças e suas famílias.