Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104218
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1809
    "inscrito_id" => 9071
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA"
    "resumo" => "O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9071_TB1809_14112023144520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104218
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1809
    "inscrito_id" => 9071
    "titulo" => "O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE BIOMAS BRASILEIROS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM ALUNOS DO 9ºANO DA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ/PA"
    "resumo" => "O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9071_TB1809_14112023144520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O uso de metodologias educacionais tem sido desenvolvido ao da história para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Elas desempenham um papel crucial na educação, permitindo uma abordagem mais criativa, dinâmica e participativa, tornando os alunos agentes ativos na sala de aula. A utilização de recursos de didáticos adequados é essencial tanto para os educadores quanto para os educandos. No campo da educação, a incorporação de métodos ativos, auxilia no desenvolvimento de conteúdo que por vezes só podem ser realizados em atividades de campo. Este trabalho teve como objetivo o uso de metodologias ativas, que se aplicam em mecanismos diferenciados para o ensino de ciências, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano, de uma escola de rede pública, do município de Cametá, sobre Biodiversidade e Biomas brasileiros. Essa nova perspectiva na sala de aula agrega valor e motiva os alunos na busca pelo conhecimento. A abordagem educacional proposta para o ensino da Biodiversidade e Biomas brasileiros foi desenvolvido por intermédio de didáticas e ferramentas, com objetivos específicos, para isso utilizou um mapa/quebra-cabeça, caixas entomológicas, animais conservados em álcool e óculos de realidade virtual. O uso desses diferentes mecanismos apresentaram aceitação majoritária por parte dos alunos, as quais deveriam está intimamente relacionados ao processo de aprendizagem com uma finalidade específica. A introdução de novos métodos dinâmicos desperta entusiasmo e curiosidade, sendo essas essenciais no ensino, afim de envolver e motivar os alunos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.