O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem a finalidade de elevar a formação inicial de professores. Nesse sentido, a iniciação à docência consiste num processo de constante transformação de um sujeito, por meio de vivências reais in lócus, implicando na aquisição de saberes essenciais para sua formação. Este relato de experiência tem por objetivo refletir sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a construção da identidade pessoal e formação acadêmico-profissional do graduando, durante sua atuação no subprojeto. Os fundamentos teórico-metodológicos advêm de estudos de Freire (1996), Freire (1987) entre outros. Foram observados e tiveram como base a realização da análise de artigos e relatos de experiências, sendo os principais retirados dos programas do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e o Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC), são eventos anuais, os quais têm como finalidade discutir saberes sobre a educação. Os resultados e discussões alcançados, demonstram que durante as práticas de iniciação à docência no subprojeto é possível evidenciar o desenvolvimento do discente, não só como profissional de licenciatura, mas traz uma reflexão acerca do seu próprio amadurecimento pessoal e crescimento intelectual.