A docência compartilhada envolve a colaboração entre dois ou mais professores no ensino de um componente curricular, sendo uma prática não muito comum nas escolas devido a obstáculos como a escassez de docentes. No Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), essa abordagem é introduzida nos Estágios Supervisionados. O Programa de Residência Pedagógica (RP) em Geografia na UFRGS e o componente curricular de Estudos Latino-Americanos no Colégio de Aplicação (CAP/UFRGS) já a adotam, possibilitando que os residentes a pratiquem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da docência compartilhada, exemplificada pela experiência no RP Geografia/UFRGS no componente Estudos Latino-Americanos. Essa abordagem enriquece a experiência educacional, proporcionando novas perspectivas sobre a América Latina e tornando o ensino mais dinâmico. Relatos de sua eficácia são cruciais para promover sua adoção em mais instituições de ensino. Superar desafios iniciais, como ministrar aulas com um colega desconhecido, é possível por meio de diálogo e prática contínua, construindo confiança para lidar com nervosismo e inseguranças. A colaboração entre professores facilita a tomada de decisões conjuntas, incentivando o diálogo e a resolução de conflitos, além de trazer perspectivas e habilidades diversas. Em resumo, a docência compartilhada é uma estratégia que enriquece a educação, torna o ensino mais abrangente e dinâmico, e contribui para evitar a precarização do trabalho docente. Ela merece mais reconhecimento e adoção nas instituições de ensino como uma forma eficaz de aprimorar a qualidade da educação.