O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do ensino superior (CAPES) que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante na escola básica por meio da integração teoria e prática na sala de aula, perfazendo uma práxis que contribuirá para a aquisição da identidade docente que acontece por meio da experiência de sala de aula compartilhada com uma professora ou professor regente e que serve como orientador dos trabalhos em sala junto do auxílio de uma professora ou professor preceptor(a) que realiza a mediação do trabalho escolar, fazendo com que o residente Pedagógico seja integrado a escola de modo amplo, não reduzindo seu trabalho a sala de aula. Sendo assim, neste artigo, com base na teoria da Práxis e do Habitus de Bourdieu, vamos relatar como se dá a aquisição dessa identidade com base na aquisição do capital simbólico e do conceito de práxis que acontece no período regencial e de observação realizadas no âmbito do Programa.