Este relato detalha a experiência de licenciandos em Letras e Pedagogia do PIBID/UFSCar, no CEMEI Prof. Paulo Freire, supervisionados por uma professora do CEMEI e com a participação de professoras voluntárias que recebem e orientam esses alunos em suas vivências práticas. Com a parceria desse importante programa, foram desenvolvidas ações de ambientação da comunidade escolar e de observação do contexto das crianças em sala de aula, resultando no planejamento de atividades com foco na convivência. Com base na abordagem de Reggio Emilia (1999), consideramos o ambiente como ferramenta importante para relações, comunicações e encontros. Inspirados ainda por essa abordagem, foi organizado um espaço provocativo para vivências lúdicas em sala de aula: uma “bebeteca” no berçário, espaço de convivência que se tornou lugar de leituras lúdicas e interativas para os bebês de 0 a 12 meses. Diante da importância da inserção no mundo da literatura desde os primeiros anos de vida, identificamos a necessidade de organização da biblioteca da escola, onde o grupo se dispôs a catalogar e organizar os livros da biblioteca existente, para que o uso se torne frequente pelos alunos e para que seja um espaço mais funcional para o grupo de docentes. Com planejamento em grupo, aconteceu uma visita à brinquedoteca (BCo) da UFSCar, onde os alunos de cinco e seis anos vivenciaram um passeio, interagindo e socializando fora dos muros da escola. Nessa visita cultural, contamos com a peça "Cozinha da Morgana", apresentada pela professora Karina, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.