Este estudo retrata a experiência de alunos do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana RS, como residentes pedagógicos e bolsistas CAPES no programa de residência pedagógica. O programa visa proporcionar experiência prática em docência durante a graduação, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos estudantes. Os autores foram designados para uma escola pública em uma área periférica de Uruguaiana RS, onde identificou desigualdades sociais e uma alta presença de alunos com deficiência. Inspirado pela ideia de Paulo Freire de que a educação pode transformar a sociedade, se propôs a inclusão de esportes adaptados nas aulas de Educação Física, promovendo a socialização e o desenvolvimento motor dos alunos com deficiência. As aulas incluíram modalidades como vôlei adaptado, futsal para cegos, handebol adaptado e atletismo adaptado, seguidas por esportes coletivos escolhidos pelos alunos. As atividades ocorreram semanalmente, com a participação de cerca de 30 alunos do sexo masculino dos anos finais do ensino fundamental. Todos os materiais necessários foram providenciados, e as atividades foram bem-recebidas pelos alunos, promovendo a interação entre eles. Após as aulas práticas, houve um seminário e uma discussão para obter feedback dos alunos.