NUNES, Simara Maria Tavares et al.. Resistências. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104105>. Acesso em: 22/12/2024 23:03
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que buscou investigar a trajetória do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e as contribuições para a aprendizagem da docência na formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual se recolheu dados em fontes documentais e em narrativas orais de professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados demonstram uma transformação do Programa dentro da UFCAT e que este tem contribuído para a inserção dos licenciandos nas escolas de Educação Básica. E, a partir da colaboração entre professores da Universidade e da Educação Básica, os licenciandos tem tido a oportunidade de inserção em diversas aprendizagens na docência e na iniciação à pesquisa. A luta atualmente é pela Institucionalização do Programa e por financiamento para o desenvolvimento das atividades diversificadas propostas durante o Projeto.